Em 2020, a GMT instalou um sistema de energia fotovoltaica capaz de suprir toda sua demanda energética, até gerando um acréscimo de 30% do total utilizado por mês. Os valores de geração de energia elétrica são monitorados através do programa fornecido pelo fabricante do sistema de placas fotovoltaicas. Este sistema não só trouxe economia, como também impactou positivamente a emissão de carbono, reduzindo a emissão de 30 toneladas métricas de CO2, equivalente a 85 árvores plantadas, totalizando 190 quando somado ao ano de 2020.
A GMT monitora suas emissões de carbono e busca realizar ações para reduzir seus impactos no clima. Em junho de 2021, neutralizou 760 toneladas de carbono por meio da compra da compra de Créditos de Carbono. Além disso, em conformidade com as boas práticas ambientais, a GMT é guardiã de uma Reserva Legal de 400 hectares.
O eixo social está relacionado à responsabilidade social e as iniciativas da empresa em prol da comunidade, como respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, diversidade da equipe, segurança no trabalho e envolvimento com a comunidade.
Para cuidar das pessoas dividimos o social em interno e externo, dessa forma pensamos em ações de acordo com a necessidade de cada grupo.
Desde 2012, a GMT está certificada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), sendo classificada como “Padrão Ouro”, desde que este sistema de classificação foi implantado. A ABVTEX fiscaliza as boas práticas de trabalho, parâmetros de segurança de trabalho, meio ambiente, fiscal, entre outros que garantem o pleno funcionamento da empresa.
Projeto social - O projeto Recicla Jeans cria soluções para o resíduo têxtil, incentivando cadeias de produção e projetos sociais, com capacitação de costura e artesanato, criando novos produtos com os resíduos, promovendo assim, a economia circular deste material, desenvolvendo novos produtos com os resíduos
O eixo da Governança está relacionado com as políticas de administração da empresa, como suas práticas e conduta de trabalho, estratégias corporativas, práticas anticorrupção, canal de comunicação e realização de auditorias externas e internas. Nossas políticas se dividem em Política Institucional, Política de Qualidade e Política de Sustentabilidade, contendo o Sistema de Indicadores de Sustentabilidade. Também incluímos nesse eixo o apoio a projetos em prol da sustentabilidade, apoio a pactos globais, seleção de parceiros sustentáveis e promoção da inovação e sustentabilidade.
Estamos em constante busca pelas melhores práticas e acreditamos que este Código deve ser regularmente consultado pois define os padrões de conduta e ética que devem ser seguidos e cumpridos em todas as atividades da Empresa.
Em 2022, a GMT conquistou o 1º Lugar do Prêmio SESI de Boas Práticas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na categoria Ambiental Média Indústria. O prêmio reconhece iniciativas de todas as regiões do estado do Paraná, como forma de divulgar as ações realizadas pelas organizações em prol do desenvolvimento sustentável.
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização fundada em 2010, que representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.
Em 2021, a GMT foi a primeira Indústria Têxtil do Brasil a ter a Certificação Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A certificação garante que mais de 90% do lixo produzido na empresa é encaminhado para a reciclagem ou reuso.
A GMT tem hoje sistema de captação de energia solar em sua sede em Londrina, gerando 50% a mais do que a necessidade total.
De forma limpa, não polui e ajuda a reduzir o aquecimento global por meio do baixo consumo e fonte renovável.
A GMT, ciente do impacto que o resíduo têxtil traz ao meio ambiente quando descartado de forma incorreta, se responsabiliza pela destinação correta de 100% do resíduo têxtil gerado tanto dentro de sua fábrica quanto fora dela em sua cadeia produtiva.
Em 2020, o Instituto Chico Mendes certificou nosso Programa de Gerenciamento de Resíduos Têxteis com o Selo Verde na categoria Gestão de Resíduos Sólidos Têxteis.
ABVTEX - Associação Brasileira do Vestuário Têxtil
Associação que tem como propósito promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.
Acredita em um modelo de desenvolvimento em que responsabilidade social, ambiental e lucro andem lado a lado.
A GMT é Associada a ABVTEX desde 2014, multiplicando a responsabilidade deste Selo para toda a Cadeia Produtiva.
Em parceria com a Green Solutions, a GMT realizou a neutralização de todas as emissões de suas atividades de 2020, por meio da aquisição de créditos de carbono do Projeto Fundação Santa Clara, e certificada pela Empresa VERRA.
Contamos ainda com um Programa de Gerenciamento de Carbono, pensando em reduzir nossos impactos ambientais, que inclui Energia Solar, Ares Condicionados Inverter, Lâmpadas de LED, telhas transparentes, e uma área de 400 Hectares de Reserva Legal de mata virgem protegida.
O projeto Capacitando Amor com Sustentabilidade, foi finalista do prêmio Sesi Social 2023 e nota máxima do Selo Social Acil 2023
Mentoria FIEP ESG
Diagnóstico ESG e Estudo de Melhorias
INDICADORES ESG PRIORIZADOS
1. Diretrizes e Políticas Organizacionais
2. Benefícios
3. Produção Mais Sustentável
© Copyright 2023 • GMTex Indústria de Confecções Eireli. Todos os direitos reservados